segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto: "BRINCANDO E APRENDENDO COM CANDIDO PORTINARI"

JUSTIFICATIVA

        O mundo está cheio de significados e descobertas! De diversas formas, cores, texturas e grandezas e com um leque de significações que envolvem senso estético, sensibilidade e criatividade desde a mais tenra idade. Isso é Arte!
      A arte não é só coisa de adultos. É também de crianças!
      A criança na Educação Infantil faz incrivelmente uso de seus sentidos para enriquecer suas vivências e experiências, de posse dos mais diversos tipos de materiais para manipulação. Desenvolvendo a percepção, a imaginação e ampliação do diálogo reflexivo com o meio. Ao fazer arte, a criança transforma o mundo em algo mais belo e prazeroso de viver por meio de suas criações, atribuições de sentidos, construções de relações, contextualizações, análises e comparações com aquilo que faz parte de seu cotidiano.
      A criança passa a reconhecer-se como participante de suas aprendizagens e saberes tão necessárias à sua formação humana, a saber: cognitiva, sócio-afetiva e motora. Vale ressaltar que esse fazer artístico está para além de cópias/reproduções, passatempos com conotação decorativa e perfeita (sob a ótica do adulto). É o desenho, a brincadeira, a poesia,  o encanto sob a forma de manchas, riscos e rabiscos. É buscar o “óbvio” no invisível. Brincam com o cotidiano, com a história, com os mitos e com os pensamentos. Reconstroem significados em torno do já visto e do supostamente sabido. É o faz de conta!
      Nesse sentido, se propõe o presente Projeto Pedagógico onde as crianças serão convidadas a conhecer Candido Portinari, um amigo muito especial, que compartilhará suas histórias, suas emoções, levando-as a perceber detalhes, descrever cores, formas, traços e texturas, com sensibilidade, imaginação e muita liberdade de expressão. Ele tinha muitos tesouros! Então, que tal, vamos conhecê-los?
 
 
OBJETIVOS

  • ·         Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem de modo que possam manipular diferentes materiais, explorando suas características e propriedades;
  • ·         Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da construção, da expressão corporal, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
  • ·         Ler obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos, de forma não didatizada e programada;
  • ·         Apreciar as Artes Visuais e estabelecer correlação com as suas experiências pessoais;
  • ·         Estreitar a relação escola e família.


RECURSOS MATERIAIS

“Os materiais são a base da produção artística. É importante garantir às crianças acesso a uma grande diversidade de instrumentos, meios e suportes. Alguns deles são de uso corrente, como lápis preto, lápis de cor, pincéis, lápis de cera, carvão, giz, brochas, rolos de pintar, espátulas, papéis de diferentes tamanhos, cores e texturas, caixas, papelão, tintas, argila, massas diversas, barbantes, cola, tecidos, linhas, lãs, fita crepe, tesouras etc. Outros materiais podem diversificar os procedimentos em Artes Visuais, como canudos, esferas, conta-gotas, colheres, cotonetes, carretilhas, fôrmas diversas, papel-carbono, estêncil, carimbos, escovas, pentes, palitos, sucatas, elementos da natureza etc.”. (RCNEI p. 112, volume 3)

 
AVALIAÇÃO

A avaliação permeará todo o processo considerando-se a participação dos sujeitos envolvidos, seja em atividades coletivas e/ou individuais, a fim de se definir os passos seguintes do projeto bem como seus possíveis ajustes. Nesse sentido, a avaliação visa entender o processo de cada um, disseminando julgamentos estereotipados, tais como: feio ou bonito; certo ou errado., entre outros.
Também será instrumento avaliativo as colocações e impressões realizadas pelas crianças e pelas famílias, durante e ao final do presente projeto, bem como os registros da professora, de maneira que as crianças possam explicitar suas conquistas e as etapas de seu processo criativo e a professora venha ressignificar sua prática a partir das informações dadas, repensando e estruturando os caminhos da aprendizagem com mais prazer e segurança.



BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDREIS, Sílvia. Brincando com Portinari. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2006.
AZEVEDO, Heloiza de Aquino. Candido Portinari: Filho do Brasil, orgulho de Brodowski. Campinas: Árvore do Saber, 2004.
BIASUTTI, Maria Goretti Saiter. Olhares que se cruzam: experiência de ensino e aprendizagem da arte na educação infantil. Vitória: GSA, 2005.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3.
FERREIRA, Aurora. Criar e brincar com Portinari. Rio de Janeiro: Nova Razão Cultural Editora, 2006.
TRAJANO, Cláudio R. B. Construindo dia-a-dia: Artes. Blumenau: Edições Sabida.
TRZMIELINA, Nadine & BONITO, Angelo. Portinari. São Paulo: Callis, 2010.



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