JUSTIFICATIVA
O mundo está
cheio de significados e descobertas! De diversas formas, cores, texturas e
grandezas e com um leque de significações que envolvem senso estético,
sensibilidade e criatividade desde a mais tenra idade. Isso é Arte!
A arte não é só coisa de adultos. É também
de crianças!
A criança na Educação Infantil faz
incrivelmente uso de seus sentidos para enriquecer suas vivências e
experiências, de posse dos mais diversos tipos de materiais para manipulação.
Desenvolvendo a percepção, a imaginação e ampliação do diálogo reflexivo com o
meio. Ao fazer arte, a criança transforma o mundo em algo mais belo e prazeroso
de viver por meio de suas criações, atribuições de sentidos, construções de
relações, contextualizações, análises e comparações com aquilo que faz parte de
seu cotidiano.
A criança passa a reconhecer-se como
participante de suas aprendizagens e saberes tão necessárias à sua formação
humana, a saber: cognitiva, sócio-afetiva e motora. Vale ressaltar que esse
fazer artístico está para além de cópias/reproduções, passatempos com conotação
decorativa e perfeita (sob a ótica do adulto). É o desenho, a brincadeira, a
poesia, o encanto sob a forma de
manchas, riscos e rabiscos. É buscar o “óbvio” no invisível. Brincam com o
cotidiano, com a história, com os mitos e com os pensamentos. Reconstroem
significados em torno do já visto e do supostamente sabido. É o faz de conta!
Nesse sentido, se propõe o presente
Projeto Pedagógico onde as crianças serão convidadas a conhecer Candido
Portinari, um amigo muito especial, que compartilhará suas histórias, suas
emoções, levando-as a perceber detalhes, descrever cores, formas, traços e
texturas, com sensibilidade, imaginação e muita liberdade de expressão. Ele
tinha muitos tesouros! Então, que tal, vamos conhecê-los?
OBJETIVOS
- · Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem de modo que possam manipular diferentes materiais, explorando suas características e propriedades;
- · Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da construção, da expressão corporal, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
- · Ler obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos, de forma não didatizada e programada;
- · Apreciar as Artes Visuais e estabelecer correlação com as suas experiências pessoais;
- · Estreitar a relação escola e família.
RECURSOS
MATERIAIS
“Os materiais são a base da produção
artística. É importante garantir às crianças acesso a uma grande diversidade de
instrumentos, meios e suportes. Alguns deles são de uso corrente, como lápis
preto, lápis de cor, pincéis, lápis de cera, carvão, giz, brochas, rolos de
pintar, espátulas, papéis de diferentes tamanhos, cores e texturas, caixas,
papelão, tintas, argila, massas diversas, barbantes, cola, tecidos, linhas,
lãs, fita crepe, tesouras etc. Outros materiais podem diversificar os
procedimentos em Artes Visuais, como canudos, esferas, conta-gotas, colheres,
cotonetes, carretilhas, fôrmas diversas, papel-carbono, estêncil, carimbos,
escovas, pentes, palitos, sucatas, elementos da natureza etc.”. (RCNEI p. 112,
volume 3)
AVALIAÇÃO
A avaliação permeará todo o processo
considerando-se a participação dos sujeitos envolvidos, seja em atividades
coletivas e/ou individuais, a fim de se definir os passos seguintes do projeto
bem como seus possíveis ajustes. Nesse sentido, a avaliação visa entender o
processo de cada um, disseminando julgamentos estereotipados, tais como: feio
ou bonito; certo ou errado., entre outros.
Também será instrumento avaliativo as
colocações e impressões realizadas pelas crianças e pelas famílias, durante e
ao final do presente projeto, bem como os registros da professora, de maneira
que as crianças possam explicitar suas conquistas e as etapas de seu processo
criativo e a professora venha ressignificar sua prática a partir das
informações dadas, repensando e estruturando os caminhos da aprendizagem com
mais prazer e segurança.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ANDREIS,
Sílvia. Brincando com Portinari. Rio
de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2006.
AZEVEDO, Heloiza de Aquino. Candido Portinari: Filho do Brasil, orgulho
de Brodowski. Campinas: Árvore do Saber, 2004.
BIASUTTI, Maria Goretti Saiter. Olhares que se cruzam: experiência de
ensino e aprendizagem da arte na educação infantil. Vitória: GSA, 2005.
BRASIL. Referencial
curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Volume 3.
FERREIRA, Aurora. Criar e brincar com Portinari. Rio de Janeiro: Nova Razão Cultural
Editora, 2006.
TRAJANO, Cláudio R. B. Construindo dia-a-dia: Artes. Blumenau: Edições Sabida.
TRZMIELINA, Nadine & BONITO, Angelo. Portinari. São Paulo: Callis, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: